quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Como foi o acidente das Torres Gêmeas?

World Trade Center


World Trade Center foi um complexo de edifícios construído no início da década de 1970, localizado em Manhattan, Nova Iorque, EUA. Dos sete edifícios que compunham o complexo, destacavam-se as duas Torres Gêmeas, com 110 andares, consideradas um dos ícones da economia norte-americana. Foram idealizadas pelo arquiteto japonês Minoru Yamasaki, e onde trabalhavam diariamente cerca de 50 mil pessoas.
Foram considerados os maiores prédios do mundo durante os anos de 1972 e 1973, tirando o posto do Empire State Building, de 102 andares, que foi construído em 1930 considerado o maior prédio de Nova Iorque durante quarenta anos.
As Torres Gêmeas possuíam 198 elevadores (99 em cada torre distribuídos em dois lobbies). No 107º andar da Torre Norte existia um luxuoso restaurante onde havia grandes almoços de empresários mundiais; era apelidado de Windows on the World (Janela do Mundo, devido a ser o restaurante mais alto do mundo). No último ano de funcionamento, 2000, o restaurante teve um lucro de US$ 37,5 milhões. No topo da Torre Sul, existia um observatório apelidado de Top of the World (Topo do Mundo), que ficava a 420 metros de altura, onde os visitantes tinham uma visão de 360º de toda a cidade de Nova York. Lá havia uma proteção anti-suicida.
Na Torre Norte havia uma antena de TV de 90 metros instalada em 1978. Ao todo, a Torre Norte possuía (contando com a antena de TV) 526 metros (417, sem a antena) de altura, enquanto a Torre Sul possuía 415 metros. Nas Torres Gêmeas, existiam 2 lobbies avançados (andares vazios onde os ocupantes saem dos elevadores expressos e pegam os outros elevadores até o andar de trabalho), localizados no 43º e 78º andares.


Nenhum comentário: